"CANTAS A TUA ALDEIA E SERÁS UNIVERSAL"

domingo, 29 de abril de 2012

PMJP inaugura sede da Setur e lança Empreender Turismo


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugurou nessa segunda-feira (16) a nova sede da Secretaria de Turismo (Setur) e lançou uma nova linha de crédito especial voltada para profissionais que trabalham com os setores de desenvolvimento turístico. O Empreender Turismo tem como finalidade incentivar a qualificação, capacitação e afinação nos serviços prestados por empresas do segmento turístico que englobam aquisição materiais, melhorias nos equipamentos e capital de giro.
Durante o evento, o prefeito Luciano Agra falou da importância desse aporte para os pequenos empreendedores do segmento turístico na cidade buscando a valorização e competitividade. “A intenção é promover, difundir e financiar a qualificação desses profissionais. Estando melhor equipados, poderão atender o público de forma diferenciada e se tornando referência como um atendimento turismo de alta qualidade”, destacou.
Para a área urbana, como itens financiáveis, são determinados recursos para aquisição de bens indicados nos planos de negócios dos empreendimentos, tais como: acessórios automotivos, acessórios náuticos para barcos de turismo, equipamentos para serem utilizados na atividade turística, adequação ou padronização dos equipamentos utilizados na atividade e capital de giro.
Os financiamentos deverão obedecer aos critérios definidos por atividade e por perfil do empreendedor, operacionalizados de acordo como Regulamento do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios e as normas definidas pelo Regulamento Operacional do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios – Empreender-JP. Para a abertura deste segmento serão destinados R$ 500 mil.
Os candidatos a esta modalidade de empreendimento terão valores, prazos e carências definidos no Plano de Negócios em função da característica do empreendimento. Os prazos serão de 15 meses com carência de até três meses e taxas de administração de 0,9% ao mês.
Financiamentos – O Empreender Turismo é uma das 14 modalidades de créditos do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa desde julho de 2005. Ao todo, já atendeu a 17.766 pessoas com cerca de R$ 38 milhões.
Raimundo Nunes, Secretário de Trabalho, Produção e Renda apresentou a nova modalidade de financiamento da PMJP, ressaltando as características específicas para cada público e interesse distinto. “À proporção que vão se instalando as políticas públicas, o Empreender cria uma linha de crédito para atender melhor os diversos segmentos da sociedade. Para o turismo buscamos fortalecer e potencializar os equipamentos turísticos já existentes dentro do artesanato, hospedagens alternativas, taxistas, guias, bugueiros, entre outros,” enfatizou.
Inscrição – Os interessados em participar do Empreender Turismo devem fazer a inscrição na Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, localizada na Rua Cardoso Vieira, 85, Bairro do Varadouro (antiga sede da Prefeitura) e na Setur, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O proponente deve levar CPF, carteira de identidade, comprovante de residência do mês atual e documento que comprove a atividade exercida.
Nova sede – O prefeito falou da importância da Setur estar situada em um local de conservação histórica. “A nova estrutura, além de acolher melhor os funcionários, está em um lugar estratégico, contribuindo e fazendo parte dos roteiros históricos e culturais da cidade”, destacou Agra.
De acordo com Francisco Linhares, secretário de Turismo, a apresentação deste novo espaço e o lançamento da Linha de Crédito do Empreender Turismo é uma demonstração do comprometimento desta gestão com o desenvolvimento sustentável do setor. “Em breve estaremos lançando o Plano Diretor do Turismo, que vem sendo elaborado de forma participativa com intuito de potencializar nossos equipamentos turísticos e inserir João Pessoa dentro dos principais roteiros,” ressaltou Linhares.
A casa que abriga a nova sede da Secretaria de Turismo foi construída na década de 1940 e está situada em área de preservação rigorosa protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) desde 2004.
17/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário